Check-up feminino

Check-up feminino: A importância de manter a saúde da mulher em dia.

O Grupo CAM destaca a importância dos cuidados essenciais com a saúde da mulher e a indispensabilidade de fazer exames preventivos regularmente.
Os cuidados com a saúde e a prevenção são as melhores formas de obter uma vida longa e saudável. As mulheres, em especial, apresentam peculiaridades relacionadas a vários âmbitos da saúde que exigem a necessidade de realizar avaliações preventivas periódicas, ou seja, um check-up feminino. 

A recomendação é que as primeiras avaliações da mulher sejam feitas a partir da primeira menstruação. O primeiro passo pode ser uma consulta ginecológica para orientações em relação à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e cuidados relacionados à contracepção, bem como para prevenção do câncer de mama e de colo do útero. 

Para além da avaliação ginecológica, temos que pensar na mulher como um todo, e uma boa avaliação preventiva é sempre mais efetiva quando são investigadas as doenças mais prevalentes numa determinada população. 

Pelo fato das doenças do coração em mulheres na menopausa ser de duas a três vezes maiores do que em mulheres com a mesma idade que ainda não entraram nesse período, faz-se necessário um acompanhamento clínico mais rigoroso.

Check-up feminino: Diagnóstico e prevenção.

As doenças que mais afetam as mulheres, como o câncer de mama, possuem mais chances de cura quando são diagnosticadas precocemente e isso só é possível com os exames preventivos.

O check-up feminino anual identifica doenças silenciosas em estágio inicial, além de detectar alterações no organismo antes que se tornem uma doença.

As mulheres apresentam algumas peculiaridades relacionadas a vários âmbitos da saúde, que vão desde hormonais à psicológicas, o que exige a necessidade de realizar análises periódicas, que variam de acordo com a idade e estilo de vida da paciente, desde a primeira relação sexual até o período da pós-menopausa.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os problemas de saúde que mais afetam as mulheres atualmente são as doenças cardíacas, seguidas pelas infecções respiratórias, como pneumonia e bronquite; e pela doença pulmonar obstrutiva crônica. 

O câncer de mama, que muitas vezes é lembrado como o maior vilão da saúde da mulher, aparece em 10º lugar na lista das doenças da mulher, atrás de problemas como diabetes, hipertensão e complicações por parto prematuro.

Entretanto, ainda existe um aspecto cultural muito forte em todo o mundo, que as mulheres nasceram para cuidar das suas famílias. Dessa forma, acabam esquecendo muitas vezes dos cuidados que devem ter com elas mesmas. Diante disso, é importante que a sociedade como um todo promova a mudança desse pensamento e colabore com a qualidade de vida das mulheres.

Check-up feminino: Serviços oferecidos pelo Grupo CAM.

O Check-up feminino é o serviço direcionado à identificação precoce de fatores de risco e também de patologias, objetivando o acompanhamento individualizado para o paciente. É ideal para pessoas que desejam investir na prevenção e encontram na escassez do tempo o grande empecilho para realizar uma investigação ampla e criteriosa da sua saúde.

As principais especialidades dentro do pacote de serviços são:

- Exames de rotina;
- Mastologia;
- Ginecologia e obstetrícia;
- Mamografia;
- Ultrassom pélvica.

Check-up feminino: Procedimento.

O check-up feminino é contraindicado para pacientes com estado febril e processo infeccioso agudo. A sugestão é aguardar a resolução do quadro para realizar os procedimentos. E, em caso de pacientes gestantes, o check-up deve ser agendado após o parto e com a liberação do médico responsável.

No dia do check-up feminino, Compareça com 15 minutos de antecedência e leve os itens abaixo:

- Roupas confortáveis, tênis e top para realização do teste ergométrico;
- Exames realizados nos últimos 12 meses;
- Lista dos medicamentos em uso;
- Carteira de vacinação.
Editorial, 26.AGOSTO.2021 | Postado em Geral


  • 1
Exibindo 1 de 1