Contagem de folículos antrais

Contagem de folículos antrais: O que é.

A ultrassonografia para a contagem de folículos antrais é utilizada para avaliar o número de folículos, presente nos ovários. Consiste em um exame de ultrassonografia transvaginal realizado entre o segundo e o quinto dia do ciclo menstrual, preferencialmente. Devemos eliminar da contagem folículos maiores que 10 mm, cistos ou corpos lúteos.

Contagem de folículos antrais: Gravidez planejada.

A mulher nasce com aproximadamente 1-2 milhões de óvulos e chega à puberdade com cerca de 300-500 mil. A cada ciclo menstrual, são perdidos cerca de 1000 óvulos, independente do uso da pílula anticoncepcional. O processo de perda e consumo de óvulos acontece por atresia (morte celular), e isso não pode ser evitado com medicamentos.

A idade da mulher é um fator muito importante, que deve ser levado em consideração para uma gravidez planejada, principalmente, quando a partir dos 30 anos de idade. Os óvulos, além de perderem qualidade com o avanço da idade, podem se esgotar.

A mulher que deseja postergar a maternidade pode fazer a contagem de folículos antrais, de preferência após os 30 anos — ou quando possui antecedentes de menopausa precoce na família, passado de endometriose (endometriomas) ou infecções pélvicas —, para realizar um melhor planejamento.

Contagem de folículos antrais: Vantagens do exame.

As vantagens do uso da contagem de folículos antrais são: resultado imediato, confiabilidade entre ciclos e entre observadores. A contagem de folículos antrais menor ou igual a 4 parece predizer má resposta (baixa reserva). A contagem dos folículos, associado ao hormônio antimulleriano, foram os únicos testes com poder preditivo significativo para má resposta na estimulação ovariana.
Editorial, 26.AGOSTO.2021 | Postado em Geral


  • 1
Exibindo 1 de 1