Osteoporose: Ácido Zoledrônico

Osteoporose: Benefícios do Ácido Zoledrônico. 

A osteoporose é uma doença silenciosa e seu diagnóstico costuma ser tardio, muitas vezes após uma queixa de dor óssea provocada por uma microfratura existente e muitas vezes não perceptível pela(o) paciente.

O ácido zoledrônico é indicado para prevenção de fraturas na osteopenia (estágio inicial da osteoporose, comum em mulheres que entram na menopausa) e no tratamento da osteoporose.

O tratamento visa, sobretudo, o fortalecimento da massa óssea, em alguns casos a queda do paciente ocorre pela fratura do colo do fêmur e  as quedas podem causar fraturas.. O fato é que seja qual for a ordem dos eventos, a fratura ocorre basicamente devido ao enfraquecimento da estrutura interna dos ossos. Para que não ocorra implicações decorrentes de perda de massa óssea e consequente perda na qualidade de vida, é de extrema importância cumprir o tratamento completo conforme determinado pelo seu médico, assim serão melhores as chances de reduzir o risco de fraturas.

Osteoporose: Procedimento com Ácido Zoledrônico. 

O procedimento de infusão com o ácido zoledrônico é simples e seguro, mas deve ser feito por um profissional de saúde capacitado. Seu médico deverá lhe indicar um local de confiança para que essa infusão seja feita adequadamente.

O procedimento é feito através de um equipamento simples e dura em torno de 15 minutos. A dose é anual, ou seja, basta uma única infusão a cada 365 dias, ou a critério do médico de acordo com seu caso. Após a infusão poderão ocorrer sintomas semelhantes aos de um resfriado. Neste caso informe seu médico. Hidrata-se bem na véspera e durante o dia da infusão.

Osteoporose: Orientações durante o tratamento com Ácido Zoledrônico.

Durante o tratamento, é importante seguir as orientações feitas durante a consulta, quanto a:

- Seguir uma alimentação equilibrada, com amplo consumo de cálcio.
- Praticar uma atividade física regular para melhorar o equilíbrio.
- Manter acompanhamento médico nas consultas e exames de rotina.
- Evitar sobrecargas e sobrepeso.
- Realizar a suplementação de vitamina D e cálcio, recomendada por seu médico.
- Evitar tabagismo e bebidas alcoólicas.
Editorial, 26.AGOSTO.2021 | Postado em Geral


  • 1
Exibindo 1 de 1