Ação vai oferecer mil mamografias gratuitas em Salvador

Iniciativa liderada pela mastologista do Grupo CAM, Carolina Argolo, que dedica um perfil no Instagram à prevenção ao câncer de mama (@seioquecuido) vai possibilitar a oferta de mil mamografias gratuitas a partir do mês de novembro. 

Carolina explica que, durante o mês de outubro, parte do valor do abastecimento nos postos selecionados da rede Shell serão doados para a realização dos exames, que também terão subsídio do Grupo CAM. Outra parte será doada ao Hospital Aristides Maltez (HAM), maior unidade de atendimento oncológico da Bahia. As pacientes que fizerem os exames e tiverem suspeita de câncer, serão orientadas para a marcação no HAM, para que possam dar seguimento ao tratamento. 

Segundo a médica, a mamografia é o método de rastreamento capaz de reduzir mortalidade, por conta da possibilidade de diagnóstico precoce, o que aumenta as chances de cura. “O câncer de mama é multifatorial e, por isso precisamos estimular detecção precoce. A ideia de doar mamografias é ampliar o acesso aos exames, que foi drasticamente reduzido durante a pandemia”.

Dra. Carolina diz ainda que a proposta vem dentro das mudanças do contexto no que diz respeito às ações do Outubro Rosa. Durante o mês de outubro, médicos da rede se alinharam em uma proposta de “doar” energia em favor da prevenção e tratamento do câncer de mama. “É importante que não atuemos apenas do ponto de vista informativo. Estamos realizando atividades físicas, buscando estimular hábitos saudáveis, afinal, precisamos também ser exemplos para as nossas pacientes”.

Ela explica também que o mote da campanha é “Meu Combustível Salva” e, a cada mil calorias perdidas, os médicos vão doar uma mamografia. “É preciso gerar a conscientização de que o câncer de mama é altamente incidente em mulheres, sendo a principal causa de morte por câncer neste grupo”.  

Todos os detalhes sobre as marcações dos exames serão divulgados no final do mês pelas redes sociais, nos perfis @seioquecuido e do Grupo CAM.
Editorial, 18.OUTUBRO.2021 | Postado em Geral


  • 1
Exibindo 1 de 1