Novembro Azul: entenda a importância dessa campanha

O Novembro Azul é uma campanha mundial de conscientização sobre o Câncer de Próstata. Ele é o segundo tipo de Câncer mais comum entre os brasileiros, ficando atrás do de pele. Mas a sua ocorrência pode ser evitada se os homens eliminarem ou reduzirem os fatores de risco no seu estilo de vida.

Esse fato demonstra a grande necessidade de desmistificar a doença, reforçando a importância das ações de prevenção e de diagnóstico precoce. Isso se torna ainda mais evidente quando nos deparamos com o fato de que os homens vivem 7,3 anos a menos do que as mulheres no Brasil.

Mas como surgiu o movimento Novembro Azul e por que você deveria prestar atenção ao autocuidado? Continue lendo este artigo e confira!

O que é o Novembro Azul?

O movimento conhecido como Novembro Azul teve origem na Austrália, no ano de 2003. O intuito da campanha era chamar a atenção da sociedade para a importância de buscar medidas de prevenção e diagnóstico precoce não somente do câncer de próstata, mas também das demais doenças tipicamente masculinas.

A cada ano que passa, a popularidade dessa campanha torna-se mais expressiva. Durante todo o mês de novembro, tanto aqui no Brasil como em diferentes países, prédios, torres e monumentos históricos são iluminados de azul com objetivo de chamar a atenção para o movimento. 

O propósito desta campanha global de conscientização é envolver um número cada vez maior de homens e motivá-los à realização dos exames preventivos, pois cuidar da saúde é fundamental.

Aqui no Brasil, o Novembro Azul foi idealizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. A proposta inicial era promover uma mudança de comportamento em relação à ida do homem aos serviços de saúde. 

Ainda que a campanha tenha sido instituída com uma abordagem mais centrada na problemática do câncer de próstata, atualmente ela está voltada também para outros aspectos da saúde masculina.

O que é câncer de próstata e porque você deve se preocupar com ele

O câncer de próstata é a segunda doença que mais acomete os homens no Brasil. A estimativa é que, a cada 100 mil homens, mais de 66 desenvolvam a doença. 
Aliás, em 2018, foram 68 mil casos. Esse tipo de câncer se desenvolve quando a próstata passa a produzir descontroladamente algumas células, originando o tumor.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), há um risco estimado de 66,12 novos casos a cada 100 mil homens. Isso deixa claro a relevância de abordar o assunto com maior naturalidade e aproveitar o impacto do Novembro Azul para incentivar a promoção da saúde.

Importância do diagnóstico precoce

A cultura do cuidado com a própria saúde é bem diferente entre os homens e as mulheres no Brasil. Enquanto elas costumam frequentar o consultório ginecológico logo após a primeira menstruação, eles têm a tendência de procurar auxílio médico apenas quando uma doença surge.

O problema disso é que muitos homens morrem em decorrência de problemas que teriam sido solucionados com facilidade, caso tivessem recebido um diagnóstico mais cedo. O Câncer de Próstata é a 2ª maior causa de morte entre os brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e o INCA.
Você deve pensar em impedir o surgimento dos problemas em vez de apenas esperar que eles apareçam para então decidir como resolvê-los. Sob outra perspectiva, é mais fácil lidar com a doença quando ainda está no estágio inicial.

O Novembro Azul visa conscientizar os homens brasileiros a serem atuantes no cuidado integral com a própria saúde, sendo protagonistas do seu estilo de vida. 
A combinação de hábitos saudáveis e acompanhamento médico gera ótimos resultados e uma melhor qualidade de vida, em todas as idades.

Acesse agora nossa Cartilha Informativa!
Editorial, 02.NOVEMBRO.2021 | Postado em Geral


  • 1
Exibindo 1 de 1